Sábado 25-11-2017 | 01h48m
Cuidados de Enfermagem
MENSAGEM DA ENFERMEIRA DIRETORA

Carla Maria Ferreira Guerreiro da Silva Mendes

O Centro Hospitalar de Setúbal, E.P.E. privilegia os princípios da melhoria contínua da qualidade e da segurança dos cuidados de Enfermagem traduzidos na satisfação das necessidades dos seus doentes e das suas famílias.
Fomentamos uma relação interpessoal terapêutica entre o enfermeiro e o doente, num ambiente humanizado e humanizante, facilitador da adaptação às situações de saúde e ao meio hospitalar, promovendo o autocuidado e a continuidade dos cuidados através da articulação com os vários níveis de cuidados de saúde, facilitando a reintegração na comunidade.
A permanente evolução sociodemográfica e das condições de saúde da população, exigem que os enfermeiros se encontrem capacitados para apreender todas as novas dinâmicas de mudança e de expressão da saúde. Simultaneamente, a responsabilidade de pertencer a uma comunidade profissional e científica imprescindível ao funcionamento do sistema de saúde e à garantia do acesso da população a cuidados de saúde de qualidade e seguros, determinam que as principais linhas de orientação estratégica em desenvolvimento e a desenvolver no CHS sejam consentâneas com o mais recente corpo de saberes da Enfermagem e o mais alto nível de excelência da prática clínica dos cuidados, o que se materializa apoiando e desenvolvendo atividades de ensino complementar, formação e investigação.
É com base nestes pressupostos, que os enfermeiros do CHS perspetivam ser uma referência nos domínios da enfermagem geral e especializada, da excelência da prática, da formação e da investigação a nível institucional, regional e nacional.